29/07/2012

6a Etapa - Padron - Santiago de Compostella

Finalmente o dia de atingir o nosso objetivo, depois de dias vivendo e apreciando tantas coisas, sentimos uma mistura de excitação para chegarmos a Santiago. Saímos de Padron bem cedo passamos por Iria Flavia e seguimos sempre pela N-550, durante a caminhada existem placas com informações de percursos internos (que desviam da estrada), mas devido as condições dos meus pés, preferimos continuar na estrada sem desvios, passamos pelo Santuário A Escravitude, depois da estrada atravessamos alguns bosques, nesse dia foi a  primeira vez em minha vida que vi um pastor com suas ovelhas, mas com o detalhe que estava de carro, as ovelhas seguiam o carro e o pastor ía a dirigir ;) (modernísses!!) Fizemos descidas por meio de casas e ruelas até chegar a Santiago, ainda tivemos um maravilhoso momento em que descansamos ao som de um pássaro, nada mais, e ficamos um bom tempo distraídos brincando com o seu canto, coisas do Caminho.
A chegada ao casco histórico de Santiago na praça da Catedral é algo indescritível, uma montanha de emoções e uma felicidade por termos conseguido chegar a meta. Antes de procurarmos um Albergue nos dirigimos a Oficina do Peregrino, onde apresentamos a nossa credencial e respondemos a um questionário para recebermos a Compostella, Depois disso andamos a volta a procura de um albergue e acabamos por optar ficar no Mundo Albergue, um bom preço e boa localização gostamos muito das instalações. Tomamos um banho para tirar a poeira da estrada, tratei meus pés e descansamos para podermos passear mais tarde. A cidade estava cheia, tinha sido as comemorações de São Tiago, ainda havia uma feira com barraquinhas e divertimentos,  visitamos a cidade e fomos até a Catedral para vermos com mais calma; lá estava ela, linda e majestosa, amei os gigantescos órgãos e o fumeiro em que costumam colocar incenso e defumar nas missas, dizem que era por causa do mau cheiro dos peregrinos.
Acabamos por cruzar com duas peregrinas alemãs (mãe e filha), não víamos elas desde Pontevedra e ficamos todos contentes de nos ter encontrado, é sempre bom sabermos que todos conseguem chegar.
Depois de um dia cheio fomos dormir, pois teríamos que acordar cedo para pegarmos o comboio de volta.
Adorei a viajem, uma experiência enriquecedora e emocionante, planejamos fazer no ano que vem outra caminhada, se tudo correr bem. É uma maneira completamente diferente de conhecer lugares e pessoas, tenho pena de não ter tomado gôsto por isso mais cedo, mas ainda não é tarde.
O caminho de Santiago é mágico em todos os sentidos, para mim foi um grande exercício de fé, além do espírito humano do conviver e partilhar de uma maneira que a vida moderna não nos proporciona mais. O contato com a natureza e com si próprio, os momentos solitários e até mesmo dolorosos em que uma palavra e um gesto de alguém que você nunca viu na vida faz toda a diferença; sou uma privilegiada!